Ser digital!

16-08-2017

Ser digital!

A utilização da Internet e dos serviços online é cada vez mais comum, mas nem todos sabem como aproveitar o seu potencial.

A utilização da Internet e dos serviços online é cada vez mais comum, mas nem todos sabem como aproveitar o seu potencial. Por isso, é fundamental garantir que todos sabem tirar partido deste novo mundo digital – cidadãos, governos e empresas.

Vivemos na chamada Sociedade do Conhecimento, em que cada vez mais as atividades que desenvolvemos no dia a dia, assim como bens e serviços, estão disponíveis em formato eletrónico e, de forma crescente, apenas online. Mas esta transição para um mundo cada vez mais digital tem criado novas divisões sociais. Tornou-se assim uma necessidade que todos tenham os conhecimentos necessários para fazer tarefas que vão do simples acesso à Internet e leitura de notícias, até situações mais complexas como o acesso a serviços públicos e a gestão de serviços como as faturas eletrónicas, entre outros.

Quem está fora desta nova realidade não consegue ligar-se, comunicar e utilizar o crescente número de serviços que estão disponíveis em formato digital. Um outro desafio, igualmente importante, é que esta exclusão representa também uma barreira para a integração social e desenvolvimento pessoal e, por isso, para o desempenho de funções profissionais.

O conhecimento e capacidade de utilização das tecnologias mais modernas chama-se a Literacia Digital. Mas o que é e em que consiste? Para a Comissão Europeia, é o conjunto de conhecimentos necessárias para atingir a competência digital, a confiança e utilização das tecnologias de informação e comunicação para trabalho, lazer, aprendizagem e comunicação. É medida, de forma simples, pelas capacidades de utilização de computadores e da Internet.

E qual a posição de Portugal nesta área? Se por um lado, o País acompanhou essa tendência, e registou uma evolução significativa em termos de oferta de serviços online e de infraestruturas digitais, o mesmo não se verificou na maioria dos utilizadores de Internet, os quais limitam a sua utilização ao e-mail, redes sociais, consulta de notícias e visualização de vídeos e/ou audição de música. Ou seja, existe grande potencial para melhorar o desempenho global do País nesta área, porque a tecnologia e os serviços estão já disponíveis e o foco deve estar na capacitação das pessoas.

No site Muda.pt os portugueses podem encontrar mais informção sobre como ser mais digital, e são mostrados todos os benefícios que esta transformação pode trazer para o dia-a-dia, com os mais variados serviços online já disponíveis em áreas como a banca, setor da energia, saúde, telecomunicações, consumo, educação, tecnologia, serviços públicos, transportes, media ou seguros.

Para testar os conhecimentos digitais de cada um, existe um quizz disponível no site Muda.pt.